quarta-feira, 3 de junho de 2015

Teoria da Motivação de Abraham Maslow

A teoria da motivação de Maslow vai analisar quais são as principais necessidades do ser humano em uma ordem hierárquica, ou seja, as necessidades primárias e secundárias. Segundo Abraham Maslow a motivação está ligada a satisfação de necessidades, na pirâmide de Maslow na base podemos ver as necessidades primárias, que são indispensáveis à vida, como necessidades fisiológicas (água, sexo, respiração, etc.). No meio da pirâmide podemos ver as necessidades de segurança, de amor e relacionamentos e de estima, e no topo da pirâmide vemos as necessidades de realização pessoal, que são as necessidades secundárias. Nesta teoria de Maslow a medida que as necessidades primárias são preenchidas as pessoas começa a aspirar as necessidades secundárias mais elevadas.




Um exemplo desta teoria é um funcionário jovem em início de carreira primeiro ele é motivado pelas escalas iniciais; ele trabalha para garantir sua sobrevivência e necessidade de segurança em seguida para ter condições físicas que lhe permitam casar-se e ter sua própria família. Quando este jovem conseguir tudo isto, as suas próximas necessidades passam a ser a sensação de autoestima e realização pessoal.

As vantagens da teoria de Abraham Maslow são: ajuda a compreender as necessidades das pessoas; ajuda a motivar os funcionários; ajuda a decidir recompensas em cada nível; Ajuda no reconhecimento de potenciais.

As desvantagens da teoria de Abraham Maslow são: Não seguimos sistematicamente a ordem estabelecida na pirâmide; Conceitos muito genéricos, não podem ser testados empiricamente.

Fonte: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/teoria-de-maslow-a-teoria-das-necessidades-piramide-de-maslow.php Acesso: 3/06 as 23:24


Nenhum comentário:

Postar um comentário